O trabalho docente e seus conflitos em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4935Palavras-chave:
trabalho docente, conflitos, pandemia Covid-19.Resumo
O presente trabalho tem como propósito discorrer sobre a relação existente entre atividade realizada e real da atividade na fase inicial da pandemia, sobretudo os conflitos que emergiram nesse contexto por conta dos discursos produzidos. Para esta reflexão, nos ancoramos no aporte teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo, em diálogo com princípios da Clínica da Atividade. Para geração dos dados, as entrevistas com três professoras foi o instrumento escolhido, e, para analisar os dados produzidos, os Segmentos de Orientação Temática e os Segmentos de Tratamento Temático. Pode ser percebido, por meio das entrevistas realizadas, que os discursos em torno do trabalho docente se manifestaram como um tipo de conflito, pois as professoras se confrontavam com as diversas vozes sociais que circundavam o trabalho docente naquele momento. Importa considerar que os discursos proferidos sobre ou em torno do trabalho docente são grandes construtores de significações, podendo gerar conflitos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Quaestio - Revista de Estudos em Educação
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .