A multidimensionalidade do ProUni na percepção de seus beneficiários
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id5009Palavras-chave:
ensino superior, desigualdades educacionais, exclusão.Resumo
O artigo tem por objetivo compreender a multidimensionalidade do Programa Universidade Para Todos (Prouni) a partir das experiências dos bolsistas no ensino superior. Através de pesquisa bibliográfica na base SciELO e BDTD, foram selecionados 53 trabalhos que atendiam ao requisito de serem pesquisas que buscaram compreender a percepção dos bolsistas sobre o programa, ou seja, que utilizaram como método entrevistas, questionários ou outra forma de interação com estes estudantes. Com a leitura dos textos selecionados, elaborou-se categorias de análise para classificar as diversas dimensões levantadas pelos prounistas, sendo elas: exclusão, permanência, rede de apoio e inclusão. O que foi possível notar é que tais dimensões se relacionam entre si, como por exemplo a permanência suscitar a formação de redes de apoio.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 André Pires, Víctor Marques Varollo
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .