Os egressos como sujeitos do processo de autoavaliação
análise de uma experiência na Pós-Graduação
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id5016Palavras-chave:
políticas de pós-graduação, egressos, autoavaliação.Resumo
O artigo apresenta os resultados de um estudo realizado com os egressos da pós-graduação da área de educação de uma universidade pública federal localizada na região Sul do Brasil. A pesquisa foi desenvolvida com o propósito de oferecer subsídios para a elaboração da política de autoavaliação e do planejamento estratégico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFFS. De modo mais específico, o estudo procurou (i) identificar as principais características do perfil dos egressos; (ii) conhecer a percepção dos concluintes sobre a qualidade, importância e impacto do curso; (iii) analisar as principais potencialidades e fragilidades do curso, e (iv) sistematizar os aprimoramentos sugeridos pelos egressos. Os dados foram coletados por meio um questionário online. O estudo evidenciou, entre outros aspectos, que os egressos do programa de pós-graduação estudado são, majoritariamente, mulheres (82,4%), brancos (81,1%), com idade de até 35 anos (60,8%), residentes no Estado de Santa Catarina (68,9%) e com vínculo profissional em instituições públicas (79,7%). O curso foi considerado bom e ótimo pela maioria dos egressos. A qualidade do corpo docente foi mencionada como a principal qualidade do curso. A totalidade dos egressos se encontra empregada (93,3%) ou realizando algum curso (6,8%). Para 82,4% o curso agregou muita na formação e na carreira profissional. Cerca de 81,1% informaram que houve incremento salarial após a conclusão do curso.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Quaestio - Revista de Estudos em Educação
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .