O encontro com a história
a escolha da profissão docente
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id5159Palavras-chave:
história de vida, formação docente, ensino de história.Resumo
O objetivo deste artigo é analisar como as experiências pessoais, acadêmicas e profissionais podem influenciar na escolha da profissão docente. O exercício de escuta das vivências e experiências narradas nos conduziram à compreensão de que as experiências de vida dos professores estão presentes e inferem sobre seu ser profissional. O estudo foi realizado com seis professores de História da rede estadual de ensino em um município situado na região oeste potiguar. Com uma abordagem qualitativa, fizemos uso da entrevista do tipo história de vida. As falas dos entrevistados foram forjadas à luz da análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa nos permitem afirmar que as experiências de vida e formação do sujeito professor estão presentes em seu cotidiano escolar e inferem na atitude reflexiva sobre o ser professor e, quando rememoradas, transformam-se em um caminho autoformativo por meio do olhar sobre si.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Quaestio - Revista de Estudos em Educação
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .