Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida (EALV)
intersecções com a Educação de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id5184Palavras-chave:
educação e aprendizagem ao longo da vida, educação de jovens e adultos, conferência internacional de jovens e adultos.Resumo
A Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida (EALV) e sua relação com a Educação de Jovens e Adultos é o objeto central deste artigo. EALV e EJA se correlacionam por meio de um longo histórico de intersecções conceituais e da garantia do direito à educação, para diferentes faixas etárias da população, durante toda a vida. Por meio de um estudo qualitativo, descritivo e exploratório, embasado em pesquisa documental e bibliográfica, apresentam-se, neste artigo, elementos que vão desde o percurso histórico da EALV nas edições Conferência Internacional de Jovens e Adultos (CONFINTEA) até suas diferentes ocorrências em normativos e documentos nacionais e internacionais. O recorte da EALV no âmbito da EJA é especificamente explorado após este percurso de apresentação e esclarecimento, com o intuito de se alcançar o resultado de um panorama atual entre ambas as conceituações, lançando mão de referenciais teóricos da EJA que exploraram sua relação com EALV nos séculos XX e XXI e representantes e experiências de implementações contemporâneas dessa intersecção como o Marco de Marrakesh, de 2022, e as Diretrizes Nacionais da Educação de Jovens e Adultos, de 2021.
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