Educação Especial na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica
o que dizem as produções científicas?
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5196Palavras-chave:
educação especial, inclusão escolar, Napne.Resumo
Neste artigo objetiva-se explorar as produções científicas (teses e dissertações) que abordam a inclusão educacional, o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) e o acesso e permanência do público da Educação Especial na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Foram consultados o Catálogo de Teses e Dissertações — Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os dados foram organizados a partir do recorte temporal 2009 a 2022, recorte do tema e definição das fontes. Os resultados das pesquisas demonstram que as instituições da Rede Federal ainda enfrentam dificuldades, tais como carência de profissionais, falta de acessibilidade e formação de professores assim como de servidores para atender os alunos público da Educação Especial. A continuidade de pesquisas sobre o tema pode subsidiar o poder público na tomada de decisões, corrigir rumos, propor estratégias e prover os Napnes de informações valiosas para o aprimoramento de suas ações, considerando as diferentes instituições do país.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Quaestio - Revista de Estudos em Educação
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .