Jogando o jogo
análise sobre a participação de docentes convocados nos processos seletivos simplificados em uma universidade pública estadual
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5211Palavras-chave:
habitus, trabalho temporário, trabalho docente.Resumo
As medidas de tendência neoliberal têm implicado em contratações temporárias no ensino superior brasileiro. Nesse contexto, a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), apresenta um quadro de docentes elevado com contratos precários de trabalho. Diante desse cenário, questiona-se quais são as consequências para o trabalho docente em face da manutenção de cargos temporários na UEMG. À luz da teoria bourdieusiana, este artigo visa analisar as implicações da participação dos docentes convocados da UEMG nos editais de Processos Seletivos Simplificados (PSSs). A pesquisa é qualitativa e contou com levantamento bibliográfico e 10 entrevistas semiestruturadas com professores temporários de uma das unidades da UEMG. A baixa pontuação para alguns quesitos provoca o desestímulo na execução de algumas atividades por parte desses docentes, que priorizam o que irá lhes proporcionar chances de continuarem jogando o jogo, trabalhando nessa universidade pública estadual.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Quaestio - Revista de Estudos em Educação
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .