Reforma do Ensino Médio na rede pública estadual de ensino do Paraná
fundamentos e organização do currículo
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5237Palavras-chave:
políticas curriculares, Lei 13.145/2017, escola pública.Resumo
O tema deste artigo é a atual reforma do Ensino Médio expressa na Lei 13.415/17 e na Base Nacional Comum Curricular. Este trabalho tem como objetivo analisar a organização dessa reforma na rede pública estadual de ensino do Paraná, com destaque para as mudanças curriculares do denominado Novo Ensino Médio. A metodologia de abordagem qualitativa a partir de uma perspectiva histórica, que leva em consideração as relações sociais, políticas e econômicas em que as fontes foram produzidas, contou com a análise de referências e documentos nacionais e estaduais emitidos pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Os principais resultados do estudo apontam para a redução da carga horária da formação geral básica, diretamente vinculada ao processo de produção do conhecimento científico, substituída, via de regra, por temas diversos que relacionam a empiria pela empiria. Dessa forma, fragiliza-se a formação da juventude, em especial a que depende da escola pública, retomando a função de contenção exercida pelo Ensino Médio, marca histórica desse nível de ensino.
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