Reforma do Ensino Médio na rede pública estadual de ensino do Paraná

fundamentos e organização do currículo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5237

Palavras-chave:

políticas curriculares, Lei 13.145/2017, escola pública.

Resumo

O tema deste artigo é a atual reforma do Ensino Médio expressa na Lei 13.415/17 e na Base Nacional Comum Curricular. Este trabalho tem como objetivo analisar a organização dessa reforma na rede pública estadual de ensino do Paraná, com destaque para as mudanças curriculares do denominado Novo Ensino Médio. A metodologia de abordagem qualitativa a partir de uma perspectiva histórica, que leva em consideração as relações sociais, políticas e econômicas em que as fontes foram produzidas, contou com a análise de referências e documentos nacionais e estaduais emitidos pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Os principais resultados do estudo apontam para a redução da carga horária da formação geral básica, diretamente vinculada ao processo de produção do conhecimento científico, substituída, via de regra, por temas diversos que relacionam a empiria pela empiria. Dessa forma, fragiliza-se a formação da juventude, em especial a que depende da escola pública, retomando a função de contenção exercida pelo Ensino Médio, marca histórica desse nível de ensino.

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Biografias Autor

Janete Nunes de Oliveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Possui graduação em pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atua como Professora Pedagoga pela Secretaria Estadual de Educação do Paraná,

Isaura Mônica Souza Zanardini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestrado em fundamentos da educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel.    

Simone Sandri, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Docente do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da UNIOESTE, campus de Cascavel. 

Publicado

2024-08-21

Como Citar

OLIVEIRA, Janete Nunes de; ZANARDINI, Isaura Mônica Souza; SANDRI, Simone. Reforma do Ensino Médio na rede pública estadual de ensino do Paraná: fundamentos e organização do currículo. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 26, p. e024020, 2024. DOI: 10.22483/2177-5796.2024v26id5237. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/5237. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Secção

Artigos de Demanda