A integração da neurociência na formação de professores
aprimorando a compreensão dos processos cognitivos e afetivos na aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5240Palavras-chave:
neurociência, processos cognitivos, formação docente.Resumo
O objetivo deste manuscrito foi examinar o papel da afetividade nos processos cognitivos, adotando uma perspectiva neurocientífica. A metodologia envolveu análise de pesquisas científicas e percepções de alunos do programa especial de formação de docentes, sobre a emoção e a afetividade na aprendizagem. Os resultados destacaram a importância de adquirir conhecimentos neurocientíficos para desenvolver estratégias de ensino eficazes, fundamentadas na compreensão dos processos cerebrais. Indicaram que a integração da neurociência na formação docente contribui para o entendimento dos mecanismos cognitivos, emocionais e afetivos envolvidos na aprendizagem, permitindo abordagens pedagógicas mais eficientes. Além disso, ressalta-se a importância de cursos e atividades de formação contínua nessa área, bem como a interdisciplinaridade na abordagem neurocientífica no currículo de formação de professores. A aplicação desses conhecimentos neurocientíficos pode promover uma educação mais efetiva, inclusiva e personalizada, melhorando o ambiente de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos alunos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Quaestio - Revista de Estudos em Educação
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .