A presença da avaliação nos currículos de licenciatura em educação física

análise das universidades públicas da Região Norte do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5249

Palavras-chave:

formação inicial, avaliação, região norte.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a presença da avaliação nos projetos pedagógicos dos cursos de educação física das universidades públicas da Região Norte do Brasil. O método utilizado é o crítico-documental. As fontes são dez projetos pedagógicos de curso das referidas universidades e dos seus respectivos campi, os quais ofertam o curso de formação de professores em educação física. As análises evidenciam duas estratégias de apresentação dos saberes sobre avaliação, por meio de disciplina específica ou pulverizada, secundarizando o debate sobre a especificidade do fazer avaliativo em educação física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Nayane Moia de Freitas, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Possui mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Acadêmico - PPGE/UFT, graduação no curso de Licenciatura Plena em Educação Física na Universidade do Estado do Pará.

Marciel Barcelos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui Doutorado, Mestrado e  licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (PPGEF/UFES). É docente Adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), lotado no Departamento de Educação Física e Desportos do Instituto de Educação (DEFD/IE).

Publicado

2024-08-22

Como Citar

FREITAS, Nayane Moia de; BARCELOS, Marciel. A presença da avaliação nos currículos de licenciatura em educação física: análise das universidades públicas da Região Norte do Brasil. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 26, p. e024022, 2024. DOI: 10.22483/2177-5796.2024v26id5249. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/5249. Acesso em: 6 nov. 2024.

Edição

Secção

Artigos de Demanda