Escuta-diálogo em Freire
ainda um desafio para a escola?
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5254Palavras-chave:
educação tradicional, escuta-diálogo, relação professor-aluno.Resumo
Este artigo, de abordagem metodológica qualitativa, tem como objetivo apresentar reflexões realizadas em torno da questão ‘como professores e estudantes percebem a relação dialógica no processo ensinoaprendizagem, rompendo com sua fragmentação’? O embasamento teórico ancorado em Paulo Freire, extrai de suas obras os conceitos de escuta-diálogo e suas implicações na constituição das relações existentes nos processos de ensinar e aprender. O campo empírico é uma escola de educação básica, onde foram realizados dois grupos distintos de discussão, constituído por estudantes e professores. E, ainda, a aplicação de um questionário a 184 estudantes do mesmo ano do ensino fundamental. O processo de coleta e tratamento de dados procura entender como os esses sujeitos percebem a relação dialógica no processo ensinoaprendizagem. Nas análises, destaca-se a importância da escuta-diálogo, como conceitos centrais na obra freiriana, constituintes de um mesmo sentido dialógico, como enfrentamento à fragmentação e ao “bancarismo” ainda existentes na escola e, ao mesmo tempo, como atitudes que possibilitam uma formação integral.
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