Escuta-diálogo em Freire

ainda um desafio para a escola?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5254

Palavras-chave:

educação tradicional, escuta-diálogo, relação professor-aluno.

Resumo

Este artigo, de abordagem metodológica qualitativa, tem como objetivo apresentar reflexões realizadas em torno da questão ‘como professores e estudantes percebem a relação dialógica no processo ensinoaprendizagem, rompendo com sua fragmentação’? O embasamento teórico ancorado em Paulo Freire, extrai de suas obras os conceitos de escuta-diálogo e suas implicações na constituição das relações existentes nos processos de ensinar e aprender. O campo empírico é uma escola de educação básica, onde foram realizados dois grupos distintos de discussão, constituído por estudantes e professores. E, ainda, a aplicação de um questionário a 184 estudantes do mesmo ano do ensino fundamental. O processo de coleta e tratamento de dados procura entender como os esses sujeitos percebem a relação dialógica no processo ensinoaprendizagem. Nas análises, destaca-se a importância da escuta-diálogo, como conceitos centrais na obra freiriana, constituintes de um mesmo sentido dialógico, como enfrentamento à fragmentação e ao “bancarismo” ainda existentes na escola e, ao mesmo tempo, como atitudes que possibilitam uma formação integral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Tatiana Simas Mielke, Colégio Nossa Senhora Medianeira – Matriz

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná/UFPR. Especialista em Psicopedagogia e Educação Especial com ênfase em Inclusão pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná/PUCPR. Mestra em Gestão Educacional no Programa de Pós-Graduação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS.

Daianny Madalena Costa, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doutora em Educação, Mestre em Educação e graduada em Ciências Sociais - Licenciatura Plena e Bacharelado, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é professora-pesquisadora permanente no Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional, Mestrado Profissional, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, campus Porto Alegre. 

Lucia Hugo Uczak, Universidade Feevale

Graduada em Pedagogia e Especialização em Supervisão Escolar pela Universidade La Salle. Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora adjunta da Universidade Feevale. 

Publicado

2024-07-19

Como Citar

MIELKE, Tatiana Simas; COSTA, Daianny Madalena; UCZAK, Lucia Hugo. Escuta-diálogo em Freire: ainda um desafio para a escola? . Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 26, p. e024012, 2024. DOI: 10.22483/2177-5796.2024v26id5254. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/5254. Acesso em: 6 nov. 2024.

Edição

Secção

Artigos de Demanda