“Quem falar vai sentar no chão frio!”
coação, comunhão e liberdade na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5269Palavras-chave:
educação infantil, Martin Buber, formação docente.Resumo
Este trabalho tem como objetivo discutir a relação entre adultos e crianças em espaços institucionais, bem como pensar o desafio de uma formação docente que respeite as crianças como sujeitos. Como metodologia, foram analisados eventos, descritos em duas teses e três dissertações, no âmbito de um grupo de pesquisa que tem a Educação Infantil como um dos eixos principais. Esses cinco trabalhos tiveram a observação do cotidiano de creches e pré-escolas como estratégia metodológica, permitindo reflexões sobre a qualidade das relações entre adultos e crianças, em aproximação com a obra de Martin Buber. Este autor, conhecido como filósofo do diálogo, compreende o ser humano na relação com o outro, com o mundo, com o seu contexto histórico. As análises apontam para práticas de coação e autoritarismo, com pouca oportunidade de expressão das crianças. O texto apresenta a formação como um caminho ético para a quebra do automatismo e a repetição de práticas engessadas. Essa formação deve incluir as histórias e as experiências docentes, garantindo espaços de diálogo, a fim de tornar o(a) professor(a) responsável e responsivo, capaz de estabelecer relações dialógicas com as crianças.
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