O xadrez no ensino de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5272Palavras-chave:
geografia, espaço escolar, xadrez.Resumo
O trabalho está relacionado com possíveis benefícios com a prática do xadrez e de possíveis vantagens no processo de aprendizado do ensino de Geografia. A pesquisa foi construída qualitativamente, sendo realizados levantamentos bibliográficos sobre três aspectos: o primeiro foi relacionado com recursos pedagógicos pouco utilizados ou nem considerados no Ensino Básico de Geografia. A pesquisa foi construída qualitativamente, sendo realizados levantamentos bibliográficos sobre três aspectos: o primeiro foi relacionado a recursos pedagógicos pouco utilizados ou nem considerados no Ensino Básico de Geografia; o segundo, relacionado ao processo de popularização do xadrez no século XX e à importância de sua inclusão no espaço escolar; e o terceiro, relacionado à utilização do jogo no ensino de Geografia e sobre o processo de transposição didática. Esse levantamento foi realizado para uma compreensão geral do xadrez e as possíveis correlações com os elementos geográficos. A partir desses levantamentos foi possível estabelecer conexões entre o xadrez e a Geografia e uma discussão sobre a importância da implementação enxadrística no ambiente escolar.
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