O xadrez no ensino de Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5272

Palavras-chave:

geografia, espaço escolar, xadrez.

Resumo

O trabalho está relacionado com possíveis benefícios com a prática do xadrez e de possíveis vantagens no processo de aprendizado do ensino de Geografia. A pesquisa foi construída qualitativamente, sendo realizados levantamentos bibliográficos sobre três aspectos: o primeiro foi relacionado com recursos pedagógicos pouco utilizados ou nem considerados no Ensino Básico de Geografia. A pesquisa foi construída qualitativamente, sendo realizados levantamentos bibliográficos sobre três aspectos: o primeiro foi relacionado a recursos pedagógicos pouco utilizados ou nem considerados no Ensino Básico de Geografia; o segundo, relacionado ao processo de popularização do xadrez no século XX e à importância de sua inclusão no espaço escolar; e o terceiro, relacionado à utilização do jogo no ensino de Geografia e sobre o processo de transposição didática. Esse levantamento foi realizado para uma compreensão geral do xadrez e as possíveis correlações com os elementos geográficos. A partir desses levantamentos foi possível estabelecer conexões entre o xadrez e a Geografia e uma discussão sobre a importância da implementação enxadrística no ambiente escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Fernando Corrêa Maciel, Universidade Federal de São João del-Rei

Possui graduação em Geografia pela FAMINAS/BH. Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de São João del-Rei/MG. Atualmente é professor de educação básica do Governo do Estado de Minas Gerais efetivo em dois cargos. 

Ivair Gomes, Universidade Federal de São João del-Rei

Possui Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais, graduação em Administração de empresas pelo Centro Universitário Newton Paiva, mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professor do Departamento de Geociências e do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ.

 

Arlon Cândido Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Possui graduação em Geografia (Licenciatura/Bacharelado) pela Universidade Federal de São João del-Rei. Especialista em Planejamento e Gestão de Áreas Naturais Protegidas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSUDESTE-MG). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de São João del-Rei. Doutor em Geografia pela Universidade Federal Fluminense. Pós-Doutorando em Geografia pela PUC/Minas. 

Publicado

2024-09-30

Como Citar

MACIEL, Fernando Corrêa; GOMES, Ivair; FERREIRA, Arlon Cândido. O xadrez no ensino de Geografia. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 26, p. e024046, 2024. DOI: 10.22483/2177-5796.2024v26id5272. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/5272. Acesso em: 6 nov. 2024.

Edição

Secção

Artigos de Demanda