Práticas educativas em ensino de humanidades e educação socioambiental no Caparaó Capixaba
uma experiência pedagógica na pós-graduação
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5279Palavras-chave:
práticas educativas, educação ambiental, ensino de humanidades.Resumo
O objetivo deste artigo é tecer considerações acerca de uma disciplina em curso de mestrado profissional em ensino de humanidades ocorrida durante o segundo semestre de 2022, cujo ponto alto foi a materialização de saída a campo a espaços não formais de educação na região do Caparaó Capixaba. Caracteriza-se como uma pesquisa mista e escopo exploratório, sendo utilizadas, como instrumentos de coleta de dados, a observação, com registro de fotos e vídeos, e a aplicação de um questionário a 15 alunos, para levantar a percepção sobre a realização da disciplina. Os resultados apontaram que a disciplina promoveu a discussão dos aspectos do desenvolvimento socioambiental local e global e sua relação com o ensino de geografia, configurando-se uma experiência única para profissionais da educação pensarem e articularem práticas pedagógicas em espaços não formais de educação a partir da realidade e do território vivido.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Quaestio - Revista de Estudos em Educação
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .