Práticas educativas em ensino de humanidades e educação socioambiental no Caparaó Capixaba

uma experiência pedagógica na pós-graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5279

Palavras-chave:

práticas educativas, educação ambiental, ensino de humanidades.

Resumo

O objetivo deste artigo é tecer considerações acerca de uma disciplina em curso de mestrado profissional em ensino de humanidades ocorrida durante o segundo semestre de 2022, cujo ponto alto foi a materialização de saída a campo a espaços não formais de educação na região do Caparaó Capixaba. Caracteriza-se como uma pesquisa mista e escopo exploratório, sendo utilizadas, como instrumentos de coleta de dados, a observação, com registro de fotos e vídeos, e a aplicação de um questionário a 15 alunos, para levantar a percepção sobre a realização da disciplina. Os resultados apontaram que a disciplina promoveu a discussão dos aspectos do desenvolvimento socioambiental local e global e sua relação com o ensino de geografia, configurando-se uma experiência única para profissionais da educação pensarem e articularem práticas pedagógicas em espaços não formais de educação a partir da realidade e do território vivido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Sabrine Lino Pinto, Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes

Doutora em Educação em Ciências e Saúde do Programa de Pós-graduação do INUTES da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestra em Educação em Ciências e Matemática do Programa EDUCIMAT do (Ifes). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e pós graduada com especialização em Biblioteca Escolar pelo CESAT. Bibliotecária-Documentalista no Campus Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Professora permanente no Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) do (Ifes). 

Eduardo Fausto Kuster Cid, Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes

Doutor em Educação pela UFAL, com estágio Pós Doutoral em Educação Ambiental pela UFES. Mestre em Engenharia Civil/Engenharia de Transportes pela UFES, Licenciado e Bacharel em Geografia pela UFES. Professor Titular do Instituto Federal do Espírito Santo - IFES, coordenador e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH - IFES).

Aramis Cortes de Araujo Junior, Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes

Possui Doutorado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestrado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) Campus de Alegre.

Publicado

2024-08-23

Como Citar

PINTO, Sabrine Lino; CID, Eduardo Fausto Kuster; ARAUJO JUNIOR, Aramis Cortes de. Práticas educativas em ensino de humanidades e educação socioambiental no Caparaó Capixaba: uma experiência pedagógica na pós-graduação. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 26, p. e024023, 2024. DOI: 10.22483/2177-5796.2024v26id5279. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/5279. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Secção

Artigos de Demanda