A JUDICIALIZAÇÃO E A OFERTA DE VAGAS PARA CRIANÇAS DE ZERO A TRÊS ANOS EM RIO GRANDE/RS
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5347Palavras-chave:
judicialização de vagas, políticas públicas, educação infantil.Resumo
O artigo tem como tema a judicialização de vagas na Educação Infantil. O objetivo é compreender quais condições possibilitaram o processo de judicialização na Educação Infantil no município do Rio Grande/RS, especialmente na oferta de vagas para as crianças de zero a três anos de idade. Sob uma perspectiva pós-estruturalista, com contribuições dos estudos foucaultianos, o estudo toma o conceito de governamento como ferramenta analítica. Foram analisados os seguintes materiais: liminares judiciais que versam sobre o acesso à Educação Infantil no município do Rio Grande/RS; entrevista com uma família que ingressou com processo judicial, a fim de obter vaga na creche; entrevista com a coordenadora do Núcleo de Matrículas da Secretaria de Município da Educação (SMEd); e dados do Censo Escolar e do Sistema de Gestão de Dados da SMEd do Rio Grande/RS. As análises possibilitaram a compreensão de que as políticas públicas voltadas para a infância se constituem no interior da racionalidade política do nosso tempo. Portanto, olhá-las significa assumir que agem como uma ferramenta de condução da conduta das crianças e de suas famílias.
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