A ESCOLA E A (RE)PRODUÇÃO DO CAPACITISMO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5353

Palavras-chave:

capitalismo, escola, capacitismo.

Resumo

O ensaio propõe uma reflexão acerca do capacitismo presente na escola sob a forma de preconceito e desvalorização das habilidades de pessoas com deficiência, decorrente da crença de que sujeitos que experimentam condição física, sensorial ou cognitiva diversa são “menos produtivos” ou “menos capazes”. Nesse sentido, é objetivo desta investigação buscar compreender como as experiências relacionais vivenciadas por estudantes no ambiente escolar podem produzir, reproduzir ou inibir o capacitismo. O texto está organizado metodologicamente em revisão bibliográfica na perspectiva de uma leitura crítica alicerçada em autores de referência na temática abordada. Serão analisados o percurso histórico da inclusão e da deficiência, e, em publicações que versam sobre a escola, o capitalismo e a deficiência e as implicações do capacitismo para a inclusão escolar. Em seguida, serão objetos de exploração as concepções sobre o modelo médico e as práticas capacitistas com pessoas com deficiência, precedidas de considerações acerca desse percurso metodológico e analítico. Dessa demanda, foi possível verificar que a crença na incapacidade dos corpos que não condizem com um padrão normativo assenta-se no modelo médico que compreende a corporeidade humana em estreita relação com o modo de produção capitalista. Nesse contexto, o ensaio analisa como o ambiente escolar por vezes (re)produz práticas excludentes e capacitistas e apresenta uma proposta de diálogo sobre a temática, na perspectiva de que a escola adote novas práticas emancipadoras e inclusivas.

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Biografias Autor

Jackeline Miranda de Barros, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário de Goiás. Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás. Graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Especialização em Educação Infantil e em Psicopedagogia. Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologia pela Universidade Estadual de Goiás. Atualmente é servidora pública efetiva da Secretaria Estadual de Educação de Goiás e da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. 

Yara Fonseca de Oliveira e Silva, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Possui graduação em Pedagogia (PUC-GO). Especialista em Psicopedagogia (ULBRA/RS), e Avaliação Institucional (UEG/GO). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (FE/UFG). Doutorado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (IE-UFRJ). Professora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (PPGIELT-UEG). 

Publicado

2025-02-27

Como Citar

BARROS, Jackeline Miranda de; SILVA, Yara Fonseca de Oliveira e. A ESCOLA E A (RE)PRODUÇÃO DO CAPACITISMO. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 27, p. e025007, 2025. DOI: 10.22483/2177-5796.2025v27id5353. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/5353. Acesso em: 9 mar. 2025.

Edição

Secção

Artigos de Demanda