O capital cultural e simbólico na relação entre currículo e avaliação externa
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5360Palavras-chave:
capital cultural e simbólico, avaliação em larga escala , currículo.Resumo
Este artigo visou analisar a relação entre currículo e avaliação em larga escala, através da transposição das noções bourdieusianas do capital cultural e capital simbólico, compreendendo-as como recurso analítico de elucidação. Trata-se de um estudo bibliográfico qualitativo, no qual se explora o potencial analítico de Pierre Bourdieu para o campo da política educacional e em aproximação com os estudos de avaliação educacional de Stephen Ball, Nigel Brooke e Luiz Carlos de Freitas. Apontam-se os níveis de proficiência da avaliação em larga escala, funcionando como um capital simbólico do currículo escolar enquanto capital cultural legitimado no sistema neoliberal. A relação dialética entre currículo e avaliação externa estrutura-se à medida que os resultados de proficiência representam o capital cultural idealizado, em termos quantitativos de competências e habilidades adquiridas na trajetória escolar, em que há uma predisposição para o reconhecimento da cultura como currículo de desempenhos, conforme as categorias de percepção juvenil engendradas.
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