O capital cultural e simbólico na relação entre currículo e avaliação externa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5360

Palavras-chave:

capital cultural e simbólico, avaliação em larga escala , currículo.

Resumo

Este artigo visou analisar a relação entre currículo e avaliação em larga escala, através da transposição das noções bourdieusianas do capital cultural e capital simbólico, compreendendo-as como recurso analítico de elucidação. Trata-se de um estudo bibliográfico qualitativo, no qual se explora o potencial analítico de Pierre Bourdieu para o campo da política educacional e em aproximação com os estudos de avaliação educacional de Stephen Ball, Nigel Brooke e Luiz Carlos de Freitas. Apontam-se os níveis de proficiência da avaliação em larga escala, funcionando como um capital simbólico do currículo escolar enquanto capital cultural legitimado no sistema neoliberal. A relação dialética entre currículo e avaliação externa estrutura-se à medida que os resultados de proficiência representam o capital cultural idealizado, em termos quantitativos de competências e habilidades adquiridas na trajetória escolar, em que há uma predisposição para o reconhecimento da cultura como currículo de desempenhos, conforme as categorias de percepção juvenil engendradas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Aysllan de Sousa Sobrinho, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Maranhão. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão. Graduação em Física pelo Instituto Federal do Piauí. Especialista em Ensino de Física. Especialista em Ensino de Matemática. 

Cacilda Rodrigues Cavalcanti, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão e Doutorado em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais com estágio doutoral na Universidade de Colônia na Alemanha. É professora do Curso de Pedagogia, do Programa de Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão e do Programa de Pós-Graduação em Educação, atuando principalmente na área de gestão, planejamento e financiamento da educação, educação do campo e formação de professores.

Publicado

2024-08-22

Como Citar

SOUSA SOBRINHO, Aysllan de; CAVALCANTI, Cacilda Rodrigues. O capital cultural e simbólico na relação entre currículo e avaliação externa. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 26, p. e024021, 2024. DOI: 10.22483/2177-5796.2024v26id5360. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/5360. Acesso em: 6 nov. 2024.

Edição

Secção

Artigos de Demanda