TECNOLOGIAS E ROBÓTICA EDUCACIONAL
UM ESTUDO INTEGRATIVO COM ENFOQUE NA PESQUISA-AÇÃO ATRAVÉS DA FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5414Palavras-chave:
formação de professores, tecnologias, robótica.Resumo
A tecnologia se tornou uma grande aliada na educação, e implementar o seu uso fortifica as práticas pedagógicas docentes, permitindo aulas mais dinâmicas e interativas. Assim, é necessário adequar as estratégias e metodologias para que novas competências sejam consideradas na formação dos professores. Esse estudo analisou as contribuições de um processo formativo, a partir da temática robótica e tecnologias educacionais para professores de uma escola pública estadual. Como forma de promover novas habilidades aos docentes, foram desenvolvidas as oficinas sobre Robótica e Tecnologias Educacionais. Durante as oficinas houve momentos de explanação da temática, seguidos de experimentos, diálogos, relatos e troca de experiências, e posteriormente indagou-se sobre a avaliação dos docentes que participaram. Concluiu-se que os docentes implementaram em suas aulas diferentes recursos e conseguiram desempenhar práticas pedagógicas a partir das tecnologias educacionais. No entanto, é necessário ressaltar que alguns docentes apresentaram dificuldades e limitações para a utilização das tecnologias, demonstrando a necessidade de aprofundamento teórico e prático no âmbito desse estudo.
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