TECNOLOGIAS E ROBÓTICA EDUCACIONAL

UM ESTUDO INTEGRATIVO COM ENFOQUE NA PESQUISA-AÇÃO ATRAVÉS DA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5414

Palavras-chave:

formação de professores, tecnologias, robótica.

Resumo

A tecnologia se tornou uma grande aliada na educação, e implementar o seu uso fortifica as práticas pedagógicas docentes, permitindo aulas mais dinâmicas e interativas. Assim, é necessário adequar as estratégias e metodologias para que novas competências sejam consideradas na formação dos professores. Esse estudo analisou as contribuições de um processo formativo, a partir da temática robótica e tecnologias educacionais para professores de uma escola pública estadual. Como forma de promover novas habilidades aos docentes, foram desenvolvidas as oficinas sobre Robótica e Tecnologias Educacionais. Durante as oficinas houve momentos de explanação da temática, seguidos de experimentos, diálogos, relatos e troca de experiências, e posteriormente indagou-se sobre a avaliação dos docentes que participaram. Concluiu-se que os docentes implementaram em suas aulas diferentes recursos e conseguiram desempenhar práticas pedagógicas a partir das tecnologias educacionais. No entanto, é necessário ressaltar que alguns docentes apresentaram dificuldades e limitações para a utilização das tecnologias, demonstrando a necessidade de aprofundamento teórico e prático no âmbito desse estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Vanessa Candito, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Possui licenciatura em Ciências Biológicas. Especialista em Educação Ambiental. Especialista em Conservação da Biodiversidade. Mestrado em Educação em Ciências, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutoranda em Educação em Ciências, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Karla Mendonça Menezes, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Possui licenciatura em Educação Física. Especialista em Atividade Física e Saúde. Mestrado em Educação Física. Doutorado em Educação em Ciências, pela Universidade Federal de Santa Maria.  

Carolina Braz Carlan Rodrigues, UFSM

Doutora em Educação em Ciências, pela Universidade Federal de Santa Maria. Licenciada em Educação Física. Especialista em Treinamento, Musculação e Atividade Física. Mestra em Educação em Ciências.

Publicado

2025-02-26

Como Citar

CANDITO, Vanessa; MENEZES, Karla Mendonça; BRAZ CARLAN RODRIGUES, Carolina. TECNOLOGIAS E ROBÓTICA EDUCACIONAL: UM ESTUDO INTEGRATIVO COM ENFOQUE NA PESQUISA-AÇÃO ATRAVÉS DA FORMAÇÃO DOCENTE. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 27, p. e025005, 2025. DOI: 10.22483/2177-5796.2025v27id5414. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/5414. Acesso em: 9 mar. 2025.

Edição

Secção

Artigos de Demanda