As TDICs na escola
a influência da cultura digital na prática pedagógica no processo de inclusão
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5436Palavras-chave:
tecnologia digital, práticas docentes, inclusão.Resumo
O presente trabalho discute o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no ensino regular e a influência da cultura digital na prática pedagógica no processo de inclusão. Tem como objetivo identificar os desafios na efetivação das TDICs no processo de inclusão na sala de ensino regular. O delineamento metodológico foi constituído de uma pesquisa qualitativa que foi desenvolvido na perspectiva da pesquisa bibliográfica de caráter descritivo, a partir de revisão de literatura em base de dados, estudos empíricos e produções científicas no Portal de periódicos da Capes Online e SciELO, considerando os seguintes descritores: tecnologias digitais, prática docente, aprendizagem, inclusão. Para a análise foram selecionados quatro artigos, a fim de reunir produções que expressassem práticas e iniciativas com o uso das ferramentas digitais nas práticas educativas inclusivas. Observamos ao final da pesquisa que foi possível identificar os desafios na efetivação das TDICs no processo de inclusão na sala de ensino regular.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Quaestio - Revista de Estudos em Educação
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .