Lesson Study
análise bibliométrica da produção acadêmica na base de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5459Palavras-chave:
Lesson Study, estudo bibliométrico, desenvolvimento profissional docente.Resumo
O objetivo deste estudo é mapear e analisar as produções científicas nos programas de Pós-graduação (Teses e Dissertações) brasileiras relacionadas à temática do Lesson Study, com ênfase em iniciativas que vão além da Matemática. Para alcançar esse propósito, realizou-se uma pesquisa bibliométrica com uma abordagem qualiquantitativa. Os dados foram obtidos por meio de busca na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, considerando produções que incluíssem o descritor Lesson Study. Identificaram-se 37 produções, das quais 11 dissertações e 16 teses foram selecionadas para leitura e análise, totalizando 27 produções com base nos procedimentos da análise bibliométrica. O cenário inicial revelou que o Lesson Study é uma abordagem que compreende esse modelo de formação como um processo contínuo, desenvolvido em ciclos, evoluindo para novos níveis de compreensão e conhecimento a cada etapa. Destaca-se a necessidade de explorar o Lesson Study como tema de estudos em outras disciplinas, indo além da matemática, visando torná-lo um processo formativo de desenvolvimento profissional para os professores no contexto brasileiro.
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