Lesson Study

análise bibliométrica da produção acadêmica na base de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5459

Palavras-chave:

Lesson Study, estudo bibliométrico, desenvolvimento profissional docente.

Resumo

O objetivo deste estudo é mapear e analisar as produções científicas nos programas de Pós-graduação (Teses e Dissertações) brasileiras relacionadas à temática do Lesson Study, com ênfase em iniciativas que vão além da Matemática. Para alcançar esse propósito, realizou-se uma pesquisa bibliométrica com uma abordagem qualiquantitativa. Os dados foram obtidos por meio de busca na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, considerando produções que incluíssem o descritor Lesson Study. Identificaram-se 37 produções, das quais 11 dissertações e 16 teses foram selecionadas para leitura e análise, totalizando 27 produções com base nos procedimentos da análise bibliométrica. O cenário inicial revelou que o Lesson Study é uma abordagem que compreende esse modelo de formação como um processo contínuo, desenvolvido em ciclos, evoluindo para novos níveis de compreensão e conhecimento a cada etapa. Destaca-se a necessidade de explorar o Lesson Study como tema de estudos em outras disciplinas, indo além da matemática, visando torná-lo um processo formativo de desenvolvimento profissional para os professores no contexto brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Carolina Caldini, Universidade de Sorocaba - UNISO

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Iguaçu (UNIG), Letras Português e Espanhol pela Universidade de Sorocaba (UNISO). Pós-graduação em Direito Educacional, Atendimento Educacional Especializado - AEE e Gestão Escolar. Mestrado em Educação pela Universidade de Sorocaba (UNISO), e doutoranda em Educação pela Universidade de Sorocaba (UNISO). Funcionária pública da rede municipal de ensino de Sorocaba, ocupando o cargo de Professora PEB I.

Camila Caldini Coutinho, Universidade de Sorocaba - UNISO

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Sorocaba (Uniso). Pós-graduação em Alfabetização e Letramento e em Neurociência Aplicada à Educação. Mestranda em Educação pela Universidade de Sorocaba (UNISO), na linha de Pesquisa Cotidiano Escolar, Práticas Educativas e Formação de Professores. Funcionária pública da rede municipal de ensino da cidade de Sorocaba, no cargo de Professora PEB I.

Edison Trombeta de Oliveira, Universidade de Sorocaba - UNISO

Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), Aperfeiçoamento em Leitura Semiótica: Textos Didáticos, Publicitários e Literários pela mesma instituição. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FCT/UNESP). Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP). Atualmente é Professor Adjunto I junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade de Sorocaba (Uniso) e professor do ensino superior na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec).

Publicado

2024-09-23

Como Citar

CALDINI, Carolina; COUTINHO, Camila Caldini; OLIVEIRA, Edison Trombeta de. Lesson Study: análise bibliométrica da produção acadêmica na base de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 26, p. e024041, 2024. DOI: 10.22483/2177-5796.2024v26id5459. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/5459. Acesso em: 6 nov. 2024.

Edição

Secção

Dossiê - Processo formativo nas culturas midiática e tecnológica