A experiência como professor(a) regente nos estágios curriculares obrigatórios

narrativas docentes sobre a recepção dos estagiários de Ciências e Biologia nas Escolas da Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n2p563-583

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Ciências, Biologia.

Resumo

A pesquisa busca compreender o significado atribuído à recepção de estagiários e à função de professor regente pelos docentes de Ciências e Biologia dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, no tocante à contribuição dessa atividade às suas práticas docentes. O estágio supervisionado, se realizado com comprometimento pelos agentes participantes, pode constituir-se um processo proveitoso tanto para a formação inicial do futuro professor, quanto para as práticas dos professores regentes. Para o desenvolvimento da pesquisa, a partir de uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas com um professor e duas professoras que relataram suas experiências como regentes responsáveis pelo acompanhamento dos estágios nas Escolas de Educação Básica de Cruz das Almas-BA. Ao final, percebe-se que os professores regentes identificam aspectos a serem melhorados no contexto do estágio supervisionado, mas reconhecem que o estágio tem proporcionado proveitosas trocas de experiências que os ajudam na revitalização de suas práticas docentes.

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Biografia do Autor

Tatiana Polliana Pinto de Lima, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia, Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia , Brasil.

Thaís Aline da Silva dos Santos, Colégio Estadual João Batista Pereira Fraga

Possui graduação em Biologia - Bacharelado e Licenciatura - pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Possui Mestrado em Ciência Animal pela UFRB. Bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/IC voluntário (2014/2015). Na área de educação, atua em pesquisas sobre a importância do estágio curricular obrigatório na formação continuada de professores de Ciências e Biologia. Participa de estudos nas áreas de ecologia aquática, limnologia e aquicultura, ecologia do zooplâncton com ênfase em Rotifera, ecologia trófica de peixes e produção do zooplâncton como alimento vivo para pós-larvas de peixes nativos.

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Publicado

30-08-2021

Como Citar

LIMA, Tatiana Polliana Pinto de; SANTOS, Thaís Aline da Silva dos. A experiência como professor(a) regente nos estágios curriculares obrigatórios: narrativas docentes sobre a recepção dos estagiários de Ciências e Biologia nas Escolas da Educação Básica. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 23, n. 2, p. 563–583, 2021. DOI: 10.22483/2177-5796.2021v23n2p563-583. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/4008. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda