Política de formação docente no estado do Acre
a experiência do plano nacional de formação de professores da educação básica/PARFOR
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4129Palavras-chave:
Universidade Federal do Acre, PARFOR, política de formação docente.Resumo
O presente artigo procura descrever as propostas de formação de professores, no estado do Acre, atualmente, através da Diretoria de Interiorização da Universidade Federal do Acre/UFAC, preocupação que vem desde 1973, implantando programas especiais de formação docente no interior do estado. Em 2009, a CAPES, por meio do Decreto nº 6.755/2009, institui a política nacional de formação de profissionais do magistério da educação básica, cria o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica/PARFOR, com o objetivo de oferecer a educação superior para professores em atuação na rede pública de educação básica. Ressaltamos que a inserção do PARFOR, no contexto e na realidade educacional acriana, enquanto programa e estratégia de formação de professores, tem se constituído na possibilidade efetiva de ampliar o debate e a reflexão acerca das múltiplas dimensões e determinações que interferem sobre a formação, o trabalho e a prática pedagógica dos professores em contexto e realidade amazônica.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Pierre André Garcia Pires, Pelegrino Santos Verçosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .