Política de formação docente no estado do Acre
a experiência do plano nacional de formação de professores da educação básica/PARFOR
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4129Palavras-chave:
Universidade Federal do Acre, PARFOR, política de formação docente.Resumo
O presente artigo procura descrever as propostas de formação de professores, no estado do Acre, atualmente, através da Diretoria de Interiorização da Universidade Federal do Acre/UFAC, preocupação que vem desde 1973, implantando programas especiais de formação docente no interior do estado. Em 2009, a CAPES, por meio do Decreto nº 6.755/2009, institui a política nacional de formação de profissionais do magistério da educação básica, cria o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica/PARFOR, com o objetivo de oferecer a educação superior para professores em atuação na rede pública de educação básica. Ressaltamos que a inserção do PARFOR, no contexto e na realidade educacional acriana, enquanto programa e estratégia de formação de professores, tem se constituído na possibilidade efetiva de ampliar o debate e a reflexão acerca das múltiplas dimensões e determinações que interferem sobre a formação, o trabalho e a prática pedagógica dos professores em contexto e realidade amazônica.
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