A Educação do Campo em eventos nacionais sobre o ensino de Física
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4988Palavras-chave:
educação no campo, ensino de física, pedagogia da alternância.Resumo
O objetivo deste trabalho foi traçar um panorama sobre o ensino de Física na Educação do Campo, apontando características e tendências da produção acadêmica. Para isso, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura com o Modelo Sistemático para Pesquisas em Bancos de Dados com Acesso Livre – MSPBAL. O material coletado consistiu em trabalhos publicados nos Encontros de Pesquisa em Ensino de Física – EPEFs e dos Simpósios Nacionais de Ensino de Física – SNEFs em um recorte de tempo de 24 anos (1998-2021), desde quando surgiu a expressão “Educação do Campo”. Os resultados mostram uma predominância de pesquisas na região Nordeste e vinculadas às Escolas Famílias Agrícolas e às Licenciaturas em Educação do Campo, sinalizando para o potencial profícuo da pedagogia da alternância. Apontam também para um ensino de Física que valoriza a cultura e a interpretação e a ação sobre a realidade camponesa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Quaestio - Revista de Estudos em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .