A Educação do Campo em eventos nacionais sobre o ensino de Física
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4988Palavras-chave:
educação no campo, ensino de física, pedagogia da alternância.Resumo
O objetivo deste trabalho foi traçar um panorama sobre o ensino de Física na Educação do Campo, apontando características e tendências da produção acadêmica. Para isso, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura com o Modelo Sistemático para Pesquisas em Bancos de Dados com Acesso Livre – MSPBAL. O material coletado consistiu em trabalhos publicados nos Encontros de Pesquisa em Ensino de Física – EPEFs e dos Simpósios Nacionais de Ensino de Física – SNEFs em um recorte de tempo de 24 anos (1998-2021), desde quando surgiu a expressão “Educação do Campo”. Os resultados mostram uma predominância de pesquisas na região Nordeste e vinculadas às Escolas Famílias Agrícolas e às Licenciaturas em Educação do Campo, sinalizando para o potencial profícuo da pedagogia da alternância. Apontam também para um ensino de Física que valoriza a cultura e a interpretação e a ação sobre a realidade camponesa.
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