Egressos do Colégio Militar de Manaus e o acesso à educação superior
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id5189Palavras-chave:
egressos, colégio militar de Manaus, acesso à educação superior.Resumo
O percurso no Ensino Médio desenha-se como um elemento importante na perspectiva daquele que deseja cursar a Educação Superior. O objetivo é analisar fatores que permearam o Ensino Médio no Colégio Militar de Manaus (CMM) contribuintes para o acesso à Educação Superior de seus egressos. O enfoque metodológico foi quanti-quali e usou questionário fechado e entrevista semiestruturada na coleta dos dados. Os resultados mostram que 85,7% dos egressos participantes desta pesquisa ingressaram na universidade, desses 83,3% em instituições públicas. Somente 10,2% dos ingressantes na Educação Superior são de primeira geração, e que 48,7% deles ingressaram em cursos como Direito, Engenharia e Medicina. Da análise qualitativa constatou-se, que a preparação acadêmica é o fator de maior relevância ao acesso à Educação Superior, que as atividades extracurriculares contribuíram para a escolha do curso universitário; as normas, interações e o contexto familiar são contributivos ao desempenho acadêmico desses egressos na Educação Superior.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Quaestio - Revista de Estudos em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .