Egressos do Colégio Militar de Manaus e o acesso à educação superior
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id5189Palavras-chave:
egressos, colégio militar de Manaus, acesso à educação superior.Resumo
O percurso no Ensino Médio desenha-se como um elemento importante na perspectiva daquele que deseja cursar a Educação Superior. O objetivo é analisar fatores que permearam o Ensino Médio no Colégio Militar de Manaus (CMM) contribuintes para o acesso à Educação Superior de seus egressos. O enfoque metodológico foi quanti-quali e usou questionário fechado e entrevista semiestruturada na coleta dos dados. Os resultados mostram que 85,7% dos egressos participantes desta pesquisa ingressaram na universidade, desses 83,3% em instituições públicas. Somente 10,2% dos ingressantes na Educação Superior são de primeira geração, e que 48,7% deles ingressaram em cursos como Direito, Engenharia e Medicina. Da análise qualitativa constatou-se, que a preparação acadêmica é o fator de maior relevância ao acesso à Educação Superior, que as atividades extracurriculares contribuíram para a escolha do curso universitário; as normas, interações e o contexto familiar são contributivos ao desempenho acadêmico desses egressos na Educação Superior.
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