A aprendizagem baseada em problemas na educação superior
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5156Palavras-chave:
educação superior, PBL, aprendizagem.Resumo
O presente artigo pretende identificar as diversas formas empregadas da aprendizagem baseada em problemas (PBL) na educação superior e seus impactos no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, foi realizada uma pesquisa básica descritiva, tendo como procedimento metodológico um estudo bibliográfico. Verificou-se que o uso da PBL na educação superior favorece a aprendizagem de competências. Além disso, a PBL gera benefícios no processo de ensino-aprendizagem no que se refere à motivação e experiências que o aluno consegue ter. Isso impõe a constatação de que o sucesso no processo de ensino-aprendizagem na educação superior tem relação com o uso de meios que permitam que os alunos vivenciem e experimentem situações que sejam as mais próximas possíveis da sua realidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Quaestio - Revista de Estudos em Educação
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .